Nasci e fui criado até o início da minha Juventude em uma comunidade do bairro de Rocha Miranda,zona norte da cidade do Rio de Janeiro,próximo a Madureira,Oswaldo Cruz e Irajá.Como um típico garoto carioca,cresci soltando pipa,acendendo marias pretas com jornal velho nas noites de inverno,brincando de polícia e ladrão,jogando bolinhas de gude e golzinho nas ruas de paralelepípedo com traves feitas de madeiras velhas e redes de sacos de batatas vazios buscados no ceasa de Irajá.Sempre fui apaixonado por futebol e o esporte era minha maior diversão.Na minha infância,em um tempo não tão distante,não existia MSN,Orkut,Jogos de RPG e essas novas tecnologias. A maioria das crianças não tinham acesso a informática.Quando não estava ocupado envolvido com atividades escolares e cursos,minha diversão era bastante ativa e sempre fora de casa,com exceção quando reuníamos os amigos para torneios de video-game ou futebol de Botão,mas passava mais tempo nas ruas correndo atrás de pipas voadas,disputando com outras crianças aquele pedaço de papel e vareta que não custava mais do que 0,30 centavos pelo simples prazer da Adrenalina que envolvia a disputa de ir atrás.Essa era a vida dos garotos de nossa comunidade.
Na época de campanha eleitoral,inúmeros candidatos visitavam a nossa rua e prometiam aos nossos pais diversas ações e a nós crianças naquela época,alguns tinham a “gentileza” de nos presentear com um jogo de camisas de malha da pior qualidade com seus números estampados,mas para jogar uma pelada na rua,tudo era válido.
A cada dois anos, eles apareciam,nas eleições municipais e nas Estaduais,sempre com a mesma conversa padrão.
Anos se passaram e até hoje não vi nada mudar,os mesmos políticos continuam no poder e visitando as comunidades nas épocas eleitorais mas a vida dos que realmente precisam do Estado continua péssima.
Nesse período de transição entre a infância e minha juventude,muitas crianças que um dia soltavam pipas e jogavam bolas nas ruas daquela comunidade e que tinham sonhos de serem Bombeiros,Pilotos de Avião,mergulhadores e etc...cresceram e já não se encontram vivas,porque migraram por outros caminhos e foram punidas pelo Estado do Rio de Janeiro com a morte.
O mesmo Estado que pune é o que forma o bandido.Os políticos gastam milhões em campanhas e enquanto isso falta Remédios nos hospitais públicos. O cidadão Brasileiro,passa a vida toda trabalhando para sustentar sua família e quando chega em sua velhice,na hora do seu merecido descanso,o Estado falha mais uma vez e nossos aposentados não são tratados com a dignidade que merecem.
Enquanto os governantes do Rio de Janeiro gastam fortunas com propagandas para dizer que está tudo bem, o ensino público mostra sua verdadeira face ao ficar em penúltimo lugar no índice nacional,ficando a frente apenas do Estado do Piauí. Os nossos jovens através da aprovação automática que assola as escolas públicas cariocas,crescem e chegam ao fim do Ensino Médio sem terem condições de disputar uma vaga em um curso Técnico ou em uma Universidade Pública, com os que estão mais preparados devido a não dependerem do Estado para ter acesso a Educação.Se questionarmos os jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro que profissão eles pretendem seguir,a maioria esmagadora responderá que não tem nem noção do que fazer após a conclusão dos estudos. Muitos tem sonhos,mas não tem apoio governamental e nem noção do que fazer para realizá-los.
Uso mais uma vez aqui a minha Liberdade de Expressão para dizer que a política Brasileira seja ela de esquerda ou de direita, situação ou oposição,até hoje não disse a que veio e tem sido uma vergonha. A cada ano vemos escândalos de corrupção e falta de respeito com aqueles que mais precisam da boa vontade dos governantes.A Prova do que estou falando está ao nosso redor.A desigualdade social, a violência,a falta de amor ao próximo.Todos esses fatores são frutos de uma sociedade governada por homens sem amor e compromisso com aqueles que não lhe trazem algum benefício.
Para Finalizar,confesso que a cada dia estou mais Cético com relação ao governo dos homens e a cada dia pauto a minha esperança na justiça de Deus e na sua palavra que irá em muito breve trazer o juízo a terra e aos homens.
Lamento profundamente pela vida daqueles que tem o poder de fazer alguma coisa pelo povo e não fazem,pois certamente serão cobrados quando toda essa loucura passar.
Desde a criação do mundo o poder foi dado na mão dos homens e o que os “poderosos” fizeram até hoje, é o resultado de nossa realidade atual.
Enquanto isso somos obrigados a ver eles enaltecerem conquistas de uma Copa do Mundo e Olimpíadas. Francamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário